Unificação das politicas de sustentabilidade de Itaú e Unibanco cria as bases para geração perene de valor do novo banco.Para o Itaú Unibanco, sustentabilidade é a manutenção dos negócios no curto, médio e longo prazos, para uma entrega perene de valor às partes interessadas.
O Itaú Unibanco está construindo sua estrutura de governança de sustentabilidade a partir das experiências das instituições que lhe deram origem. Até o momento da associação, Itaú e Unibanco possuíam estratégias e visões de sustentabilidade similares, com ênfase na geração perene de valor, no compromisso com o desenvolvimento sustentável e no relacionamento transparente com os públicos envolvidos ou afetados por suas operações.
Para alcançar seus objetivos, a Política de Sustentabilidade estabelece diretrizes sobre temas estratégicos no intuito de conscientizar e engajar os colaboradores. O documento prevê a inclusão de aspectos socioambientais na gestão da organização, no desenvolvimento de produtos e no relacionamento com clientes e fornecedores. Com o objetivo de garantir a participação de todos os públicos interessados em suas atividades e uma prestação de contas adequada, o banco segue compromissos internacionalmente reconhecidos, como a norma AA 1000 e as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).
Quatro instâncias apoiam o fortalecimento dessa agenda de sustentabilidade no processo decisório do Itaú Unibanco. O Comitê de Acompanhamento de Sustentabilidade, instância em implementação, composto pelos membros do Conselho de Administração, encarrega-se de acompanhar a implantação da política e das práticas a ela relacionadas, além de zelar pelo alinhamento aos valores da organização e aos melhores padrões do mercado. A Comissão Executiva de Sustentabilidade, por sua vez, é formada pelos integrantes do Comitê Executivo e tem a atribuição de integrar o tema sustentabilidade às práticas de negócio e à cultura do Itaú Unibanco.
Já o Comitê de Sustentabilidade, composto por diretores, é responsável por definir estratégias de atuação do Itaú Unibanco, de acordo com as políticas e as diretrizes estabelecidas pela Comissão Executiva de Sustentabilidade. Por fim, a Comissão de Sustentabilidade, que reúne superintendentes e gerentes, tem a missão de promover a evolução da agenda de sustentabilidade do Itaú Unibanco, analisar riscos e oportunidades em relação ao mercado e propor projetos e soluções.
Por: Fernanda Vieira
Fonte: http://www.itauunibanco.com.br/relatoriodesustentabilidade

Nenhum comentário:
Postar um comentário