Muito se tem falado sobre sustentabilidade, buscando prover o melhor para as pessoas e para o ambiente, pensando no presente e no futuro. A reportagem “Como a cidade mora em você”, publicada no Informativo da Fundação Getulio Vargas, trata desse tema. Mais precisamente da interferência que as grandes cidades causam na saúde e no comportamento de seus moradores.
Segundo a matéria, as grandes cidades tornaram-se reconhecidamente insustentáveis Os exemplos mostram que a rotina atual traz consigo implicações de saúde (tanto física quanto psicológica) devido a alterações ambientais, como a poluição, por exemplo, e à pressão e ao estresse com que vivemos. A disputa da nossa atenção por placas de sinalização, propagandas, carros, motos, ruídos, pessoas, todos esses estímulos testam nossa concentração, e às vezes se torna difícil voltar ao foco do que é realmente essencial. Os aborrecimentos e frustrações cotidianas confirmam como a cidade excede limites. Algumas pessoas estão habituadas a isso, porém outras reagem com mais intensidade a essa sobrecarga de informações e estímulos ambientais.
A matéria mostra que, uma forma importante de resgatar nosso bem estar é ter contato com a natureza, pois acalma, relaxa e aprimora o poder de concentração. Para o psicanalista Bernardo Tanis, além de toda a discussão científica, há uma dimensão inquestionável do contato com o natural, ligada à beleza: “a dimensão estética é uma vertente tão importante no ser humano que a gente perdeu no cotidiano”. Segundo ele, olhar o mar, o horizonte, ouvir uma música nos conecta com outros níveis da existência. Viu só?
Isso reforça nosso cuidado com a natureza, que tem a capacidade de promover o contato com o belo, que por sua vez está relacionado à percepção de elementos que nos agradam.Não precisamos ir muito longe para encontrar um lugarzinho para relaxar! Muitas cidades oferecem parques, praças e espaços verdes para desfrutarmos essa sensação em meio à vida urbana.
Você já pensou em visitar um parque da cidade hoje?
Gente por curiosidade visite um parque, jardim e pracinha da sua cidade, depois da visita comentem em nosso blog, por que o assunto acima é muito interessante.
Por: Fernanda Vieira