terça-feira, 31 de agosto de 2010

Consumidores conscientes?



Sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente influenciam cada vez mais nossas vidas e nossas atitudes como consumidores. O selo verde antes restrito a produtos de madeira, como móveis e painéis para construção civil, hoje o selo já pode ser encontrado em artigos tão diversos quanto livros, papéis para impressão, lápis, talheres, embalagens, em panfletos de ofertas de supermercado, entre outros.

Ao consumir estamos agindo ecologicamente correto, e contribuindo para o desenvolvimento de um modelo econômico e social sustentável., ou estamos sendo iludidos pelas empresas que usam selos que não identificam exatamente o que são. Cabe a nós consumidores prestar mais atenção ao consumir produtos que apresentam "selo verde" ou qualquer outro tipo de selo.

Por: Kátia Costa

Você se considera um consumidor consciente?
Deixe seu comentário...

Fonte: http://ambiente.hsw.uol.com.br/selo-verde-de-verdade.htm

Mas Afinal! O que é responsabilidade social e Sustentabilidade?

Não se deve pensar em sustentabilidade como algo restrito ao meio ambiente, assim como responsabilidade social não se limita a ações ou investimentos em projetos sociais. Os dois conceitos estão intrinsecamente ligados.
A empresa e/ou organização precisa adotar estratégias viáveis do ponto de vista econômico-financeiro que preservam o meio ambiente para as gerações atuais e futuras, e constroem relacionamentos mais justos na sociedade. Além de ter coerência nos seus negócios e na sua maneira de atuar. Para isso constroem seu código de conduta, que é um instrumento de realização dos princípios, visão e missão da organização. Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage, de forma transparente, respeitosa e coerente.

Clique e conheça o Código de Conduta do Boticário, que traz o jeito de ser e a forma de agir do Boticário.

Você já parou para pensar que, assim como nas empresas, nossas atitudes refletem nosso jeito de ser? Que somos responsáveis pelas conseqüências de nossas ações e escolhas na sociedade, no meio ambiente, na escola, no trabalho, na nossa casa?

Acesse e nos conte o que achou? De sua opinião.

Por: Fernanda Vieira

Fonte: O Boticário, Site EcoD e Vida Simples

Boas Mudanças - Por O Boticário

Mudar nossa rotina pode fazer toda a diferença. Leia a matéria abaixo e descubra como!

Foto por Mariana Megre
Já reparou como, às vezes, a rotina faz com que os dias pareçam passar mais rápidos e quando a gente percebe o ano já acabou e nós não fizemos nada além do que estava previsto no dia a dia?

Segundo o artigo “Por quê o tempo parece acelerar?” de Airton Luiz Mendonça, isso acontece porque o cérebro humano processa automaticamente todos os pensamentos que já foram realizados antes. É como se ele apagasse as experiências repetidas, fazendo com que os dias pareçam passar mais rápidos.  Por isso, inclua experiências novas na sua vida!

Plante uma árvore, ande mais de bicicleta ou a pé, compre verduras e legumes naquela feirinha de bairro, recicle seu lixo, passeie nos parques da sua cidade, tente uma vida mais saudável, para você e para o planeta.


Contribua para um mundo mais belo e espalhe essa idéia!

... Continue lendo essa matéria!

Então vamos mudar nossa rotina? Se você já adotou alguma prática para mudar sua rotina, acesse os comentários e, nos conte!

Fonte: O Boticário, Site EcoD e Vida Simples

Por: Fernanda Vieira

Coca-Cola mantém foco em sustentabilidade



Em uma entrevista concedida a revista Exame Marcos Simões, responsável pela área de sustentabilidade da Coca-cola fala sobre os planos da empresa em investir em soluções que combinam crescimento econômico e geração de empregos à redução de impactos ao meu ambiente. Para tanto o mesmo fala que a preocupação da empresa não é somente em reduzir os impactos, mas também em promover melhorias no meio ambiente. Ser uma empresa sustentável é uma busca incessante, portanto Marcos Simões considera que antes de comunicar mudanças e necessário fazê-las.

A empresa neste momento tem algumas prioridades no quesito sustentabilidade, existindo sete fluxos de trabalho debaixo da plataforma de sustentabilidade Viva Positivamente que são: água, embalagens sustentáveis, benefícios das bebidas, vida saudável, comunidade, ambiente de trabalho e energia e clima. Mesmo ainda sendo tímidos na apresentação deste tema, os consumidores já ligam às questões cruciais da empresa, como água e reciclagem. Também criaram uma série de orientações para comunicação de sustentabilidade, que vão desde a diversidade necessária para personagens de comerciais até o uso de materiais de ponto-de-venda, sempre feitos com materiais reciclados.

A preocupação cada vez maior da sociedade com a sustentabilidade, esta acarretando na preocupação e a melhoria continua das organizações no que diz respeito ao no meio ambiente, melhorando assim nossa qualidade de vida.

Por: Patricia Morais


segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Fábrica Ecológica? É Possível???

A ampliação da operação da Klabin (empresa produtora, exportadora e recicladora de papéis) no Paraná/BR mostra como a produção industrial pode crescer mais integrada ao meio ambiente. As novas tecnologias permitem a construção de fábricas cada vez mais corretas ambientalmente. A implatação de um incinerador de gases de última geração reduziu em 95% as partícualas de resíduos responsáveis pelos odores desagradáveis característicos da produção do papel, um novo turbogerador produz energia elétrica suficiente para abastecer uma cidade de 250 mil habitantes e eleva de 65% para 80% a autosuficiência energética da fábrica! Um novo ultrafiltro devolve para o rio local, o Tibagi, água cristalina entre outras tecnologias que beneficiam o meio ambiente, pessoas e a produção da empresa.



Leia a matéria completa.

E você? Acredita que é possível uma organização crescer de maneira sustentável? Deixe sua opinião nos comentários...

Por: Natascha Oliveira
Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI22973-16363,00-FABRICA+ECOLOGICA.html

Empresas estão mais sustentáveis, diz pesquisa do Santander

 Pesquisa do Santander foi feita com empresas que participaram do Programa Sustentabilidade na Prática - Caminhos & Desafios 

Uma pesquisa feita pelo Santander Brasil com 1483 instituições de vários setores revelou um cenário positivo para a sustentabilidade nas empresas. A pesquisa abordou diversos temas, e foi realizada com o obojetivo de investigar qual a evolução das empresas no quesito sustentabilidade.

O resultado da pesquisa aponta um crescimento no comprometimento e interesse das empresas, mas diante dos números apresentados de forma positiva vale destacar que as empresas tem enfrentado desafios. Os desafios  foram incluidos pelas empresas como problemas que são encontrados no cotidiano e que atrapalham o andamento da organização.

Para que as mudanças aconteçam e os resultados sejam sempre positivo, é necessário que todos estejam engajados, principalmente quando o assunto é agir de forma consciente e sustentável.  

Por: Kátia Costa


NATURA ADOTA PLÁSTICO VERDE

A partir de outubro, a empresa de cosméticos Natura, já muito conhecida por seu comprometimento com as questões ambientais, dará um grande passo no setor. Ela substituirá os refis do sabonete líquido da linha Erva Doce, hoje feitos de plástico convencional, por embalagens fabricadas com o plástico verde da empresa petroquímica Brakem.

O consumidor nem notará a diferença, já que o novo plástico tem a mesma aparência do convencional, e a Natura já informou que pretende estender a nova tecnologia para toda sua linha de produtos. Para cada 1 kg de plástico convencional, produzido com petróleo, é emitido 1 kg de CO2. Já o plástico verde, feito de cana-de-açúcar, captura da atmosfera 2 kg de CO2, sendo, portanto, ambientalmente mais vantajoso.

O polímero verde da Braskem foi desenvolvido em 2008, pena que somente agora a nova tecnologia esteja ocupando espaço em nosso mercado, mas espero que ela seja copiada e difundida em diversos setores da nossa economia.

Por: Patricia Morais


Fonte: Planeta Sustentavel

Dê sua opinião: Para a maioria das organizações sustentábilidade é: